cover
Tocando Agora:

Pesquisa aponta que empreender é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros; no interior de SP franquias são exemplos de sucesso no setor

Segmentos como papelaria, salão de beleza e perfumaria, agência de viagens e pet shops são destacados como promissores para 2025. Franquias regionais se torn...

Pesquisa aponta que empreender é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros; no interior de SP franquias são exemplos de sucesso no setor
Pesquisa aponta que empreender é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros; no interior de SP franquias são exemplos de sucesso no setor (Foto: Reprodução)

Segmentos como papelaria, salão de beleza e perfumaria, agência de viagens e pet shops são destacados como promissores para 2025. Franquias regionais se tornam opção para interessados em empreender nas regiões de Bauru (SP) e Marília (SP). Empreender é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros, revela pesquisa Um levantamento feito por uma rede internacional de pesquisa, com apoio do Sebrae, mostra que seis em cada 10 brasileiros têm o sonho de empreender. Dentro desse contexto, casos de sucesso de franquias criadas em cidades das regiões de Bauru (SP) e Marília (SP) incentivam os interessados que buscam mais autonomia e bons ganhos. 📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp Os segmentos de papelaria, salão de beleza e perfumaria, agência de viagens e pet shops foram alguns dos ramos destacados como promissores para 2025, mas, às vezes, analisar a necessidade do local faz a diferença. Empreender é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros; franquias regionais se destacam em Bauru (SP) e Marília (SP) Reprodução/TV TEM 💇🏻‍♀️ Donos do próprio negócio Foi assim que Mayara Leatti, de Marília, decidiu abrir um salão de beleza com sua amiga na região onde mora, em 2024. Atualmente, o negócio expandiu e, visualizando a possibilidade de faturar ainda mais, eles reformaram o prédio onde atendiam e começaram a alugar as salas para outros empreendedores. "Nós contamos com o serviço de esmalteria, podologia, esteticista corporal, facial e profissionais especializados na área de cílios e sobrancelha", afirma a empreendedora. Esse tipo de modelo de negócio agrada a clientela, que consegue ter praticidade no dia a dia. "Manicure, cabelo, maquiagem, você pode vir aqui e ter todos os serviços, sem precisar se deslocar para outro local. É maravilhoso a gente encontrar tudo em um só ambiente", afirmou Cristina Bocchile, uma das clientes que frequenta o local. Salão de Mayara oferece serviço completo, desde cabelo e maquiagem até procedimentos estéticos Reprodução/TV TEM Para a parcela de brasileiros que sonha em abrir o próprio negócio, a meta, segundo a pesquisa, é focar em empreendimentos de baixo custo e alta rentabilidade. O setor de beleza faz parte dos 10 segmentos promissores para 2025, segundo o levantamento em parceria com o Sebrae, sendo os outros nove: Corretor de imóveis Designer gráfico; Distribuidora de bebidas; Escritório de consultoria; Fábrica de produtos de chocolate; Papelaria; Imobiliária; Pet shop; Agência de viagens. De acordo com Cristiane Souza, gerente do escritório regional do Sebrae-SP, essas tendências vieram depois da pandemia. "São investimentos mais baixos e oportunidades de flexibilidade, como para trabalhar home office ou ter horários mais flexíveis para fazer a ação e a gestão do seu negócio", explica. Além disso, ela destaca a importância dos estudos e das análises de mercado, pois o sucesso é relacionado ao perfil do cliente, à localidade do empreendimento e até à experiência do próprio dono. 🍩 Franquias regionais de sucesso Franquias regionais ganham espaço no Brasil e servem de exemplo para novos empreendedores A vontade de Isadora Sasso, moradora de Bauru, de comer donuts em 2019 se tornou, seis anos depois, um negócio rentável presente em mais de cinco estados do país, com 26 unidades espalhadas pelo Brasil. O negócio foi desenvolvido em parceria com o marido, Gabriel Lopes. O casal tinha experimentado o doce de origem americana em uma viagem, e decidiu começar as vendas após ver um mercado não explorado no município. A expansão não demorou a vir. "Logo que a gente inaugurou a primeira unidade, muitos clientes vinham perguntar se era franquia e foi onde surgiu a ideia, o interesse em estudar sobre esse ramo e em formatar a operação para virar uma franquia", explica a empresária. Empreender é o sonho de seis em cada 10 brasileiros; franquias regionais se destacam em Bauru (SP) e Marília (SP) Reprodução/TV TEM Segundo a Associação Brasileira de Franquias, em 2024, o setor registrou um crescimento de 13,5% no faturamento, e, para 2025, as projeções indicam que o faturamento desse tipo de mercado deve crescer em torno de 10%. Rafaela Brugnatti, analista de negócios do Sebrae, levanta um tópico a ser pensado para abrir a franquia: "É preciso fortalecer ainda mais a marca já existente, porque é ela que vai atrair esse público de franqueados interessados em adquirir", ressalta. Para os interessados em expandir o negócio, o Sebrae disponibiliza gratuitamente um guia de soluções para os franqueadores, com capacitações e diagnósticos que irão auxiliar os empreendedores. Gabriel, com experiência no ramo, dá um conselho aos interessados. "Tem que ser um negócio escalável, ou seja, que consiga crescer em uma proporção rápida. As franquias são expansões agressivas para a marca se tornar cada vez mais conhecida e, consequentemente, os franqueados acompanharem esse crescimento." Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília VÍDEOS: assista às reportagens da região