2º Prêmio Rio de Literatura anuncia seus finalistas
11/05/2017 - 9h26 em Novidades

Ana Maria Machado ("Um mapa todo seu"), Armando Freitas Filho ("Rol"), Bernardo Carvalho ("Simpatia pelo demônio") e Sérgio Sant'Anna ("O conto zero e outras histórias") são alguns dos finalistas do 2º Prêmio Rio de Literatura, anunciados nesta quarta-feira pela Cesgranrio. Os melhores livros das categorias ficção e ensaio ganharão, cada um, R$ 100 mil. Os vencedores serão anunciados em agosto.

Além de Ana Maria, Armando, Bernardo e Sérgio, concorrem por melhor livro de ficção Julián Fuks ("A resistência"), Lourenço Mutarelli ("O grifo de Abdera") e Victor Herringer ("Amor dos homens avulsos"). Em ensaio, disputam Aguinaldo Silva ("O turno da noite"), Caetano W. Galindo ("Sim, eu digo sim"), Cristina Tardáguila ("A arte do descaso: A história do maior roubo a museu do Brasil"), José Ramos Tinhorão ("Rei do Congo: A mentira histórica que virou folclore") e Olivia Byington ("O que é que ele tem"), entre outros.

Voltado também para a descoberta de talentos da literatura no estado do Rio de Janeiro, o Prêmio também tem a categoria Novo Autor Fluminense, que dará ao escolhido R$ 10 mil, mais a produção, publicação e distribuição de mil exemplares de sua obra.

COMENTÁRIOS