
Franclim Carvalho: “Minha ideia de jogo casa perfeitamente com o que é o Botafogo”
Franclim Carvalho, novo treinador do Botafogo, explicou o pedido feito ao departamento de futebol para reintegrar Neto ao elenco. O goleiro estava afastado desde fevereiro após falhas e um desentendimento com John Textor, dono da SAF alvinegra, mas voltou a treinar na segunda-feira a pedido do técnico.
+ Franclim Carvalho explica convite e acerto com o Botafogo: “Primeiro dizemos sim, depois pensamos”
— O Neto tendo a possibilidade de integrar o elenco, tem que estar. Porque temos que contar com todos. Estando em condições físicas, que está, não podemos esquecer que ele não compete há algum tempo, mas está apto fisicamente. Tem que integrar o elenco. Conto com o Neto, o Raul, o Léo, o Christian. Isso que me fez integrar o Neto. Não podemos ter um recurso e ele ficar parado. Está integrado ao elenco, é um atleta como os outros. Estará disponível assim que entendermos para integrar os 11, ir para o banco ou ficar na arquibancada como o restante dos atletas — disse Franclim em entrevista coletiva nesta quarta-feira.
O camisa 22 teve falhas em sequência com a camisa do Botafogo no mês de fevereiro. Jogos contra Grêmio e Fluminense pesaram na avaliação interna de Neto, e a eliminação para o Flamengo no Campeonato Carioca foi a gota d’água. As equipes empatavam até um erro do goleiro no gol de Pulgar que classificou o Flamengo.
+ Botafogo volta a disputar a Sul-Americana após três anos; veja como foi a última participação
Neto em Fluminense x Botafogo, no Brasileirão 2026
Vitor Silva/BFR
O jogador foi relacionado para a partida seguinte, contra o Nacional Potosí, mas o escolhido foi Léo Linck porque já treinava na altitude da Bolívia. Linck continuou como titular nos jogos seguintes antes de perder a titularidade para Raul. Essa foi a última partida que Neto foi relacionado, dia 18 de fevereiro.
Neto foi afastado por uma decisão de John Textor, que foi acatada pelo então técnico Martín Anselmi. Além disso, o departamento de futebol avaliava que, além do desempenho esportivo abaixo do esperado, Neto estava em uma maré pesada com a torcida, e não seria positivo insistir na titularidade.
O americano fez cobranças ao goleiro pelo momento negativo, e houve um pequeno desentendimento entre as partes. Logo depois, Neto não foi mais relacionado. Internamente, o assunto é considerado “página virada”.
Em meio ao afastamento no Botafogo, Neto despertou interesse do Corinthians, mas as conversas não avançaram. O goleiro e seu estafe projetam a permanência no clube carioca para cumprir o contrato. Além da expectativa de retomada, o vínculo até o fim de 2027 é visto como positivo em função da idade do jogador e da remuneração.
Sem Neto, Léo Linck também não caiu nas graças dos alvinegros, ainda mais após a falha no gol que eliminou o Botafogo da Libertadores, contra o Barcelona. A escolha foi colocar Raul, antes terceiro goleiro, como titular. Depois da derrota para os equatorianos, o Botafogo fez seis jogos, todos com Raul no time. Foram 13 gols sofridos.
O próximo compromisso do Botafogo, às 19h (de Brasília) desta quinta-feira, deve marcar a estreia de Franclim Carvalho como treinador da equipe. O Botafogo enfrenta o Caracas, no Nilton Santos, pela primeira rodada da fase de grupos da Sul-Americana.
+ ✅Clique aqui para seguir o canal ge Botafogo no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv