Conheça o Museu Vasco da Gama em São Januário!
O Vasco foi absolvido pela denúncia do STJD após os relatos na súmula do clássico contra o Botafogo, no dia 4 de abril, em São Januário, quando o árbitro Wagner Nascimento do Magalhães afirmou que torcedores do clube deslocaram uma das câmeras do VAR e impediram o funcionamento da tecnologia durante o segundo tempo.
+ Andrés Gómez recebe sondagens do exterior, mas Vasco tem estratégia para manter destaque
A câmera em questão é posicionada na direção da linha de fundo e serve tanto para análise de lances de impedimento como para checar se a bola ultrapassou a linha de gol. O Vasco corria o risco de perder mandos de campo, mas foi absolvido.
O clube foi julgado nos artigos 213 (desordem) pela torcida ter acendido sinalizadores no decorrer do jogo e 243-B (violência ou grave ameaça) pelo relato da súmula, afirmando que alguns torcedores impediram o funcionamento de uma das câmeras do VAR. O time foi multado em R$ 10 mil pelo uso dos artefatos pirotécnicos.
A defesa do Vasco afirmou que a câmera da linha do gol não foi movida a partir da ação de humanos, e sim pelo natural movimento da arquibancada de São Januário.
Jogadores do Vasco discutem com Wagner do Nascimento Magalhães no clássico com o Botafogo
Thiago Ribeiro/AGIF
Relembre o caso
O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães relatou na súmula do clássico entre Vasco e Botafogo, pela 10ª rodada do Brasileirão, que o VAR ficou sem funcionar durante parte do segundo tempo. De acordo com o juiz, torcedores vascaínos deslocaram uma câmera que fica na direção da linha do gol e, na sequência, impediram um operador de ajustar o problema com hostilizações e ameaças.
— Após o termino da partida, o quality manager Bernardo Campos Martins me informou que, após o inicio do segundo tempo, a torcida mandante deslocou a câmera gol line, ficando inoperante por 12 minutos até o seu retorno. Após o segundo gol da equipe visitante, aos 33″ minutos do segundo tempo, houve uma nova ocorrência da torcida com câmera citada ficando inoperante até o termino da partida, pois o operador da hawk-eye foi impedido pela torcida de acessar a plataforma onde se encontrava a câmera, sendo hostilizado e ameaçado — diz o trecho da súmula.
Súmula de Vasco x Botafogo
Reprodução
+ ✅Clique aqui para seguir o canal ge Vasco no WhatsApp

🗞️ Leia mais notícias do Vasco
🎧 Ouça o podcast GE Vasco 🎧
Assista tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no SporTV:

Baixe nosso APP e ouça
ao vivo nossa rádio

Baixar agora Disponível no Google Play