Grêmio 5 x 3 Botafogo | Melhores momentos | 2ª rodada | Brasileirão 2026
O Botafogo perdeu por 5 a 3 para o Grêmio, nesta quarta-feira, pela segunda rodada no Campeonato Brasileiro. Após abrir o placar em Porto Alegre, os comandados de Martín Anselmi sofreram a virada em um verdadeiro apagão no início do segundo tempo, com três gols sofridos em cerca de dez minutos. O técnico argentino tem se queixado publicamente da falta de opções no elenco, e a situação ficou mais delicada com as lesões de Santi Rodríguez e Marçal.
+ Análise: erros individuais falam alto na derrota do Botafogo para o Grêmio
+ Anselmi acredita que derrota do Botafogo foi justa e diz que aguarda “boas notícias”
Santi sentiu um problema no joelho direito após um choque com Wagner Leonardo, com 12 minutos de jogo na Arena do Grêmio. O camisa 23 do Botafogo chegou a voltar para a partida, mas voltou a se queixar de dores após tentar um giro e foi substituído.
O uruguaio fez tratamento com gelo no banco de reservas na primeira etapa, voltando para o segundo tempo sem a bolsa. Até o momento de publicação dessa reportagem, o Botafogo ainda não deu mais detalhes sobre o estado físico de Santi Rodríguez.
+ Atuações do Botafogo: Neto e Ponte são os piores em derrota para o Grêmio; dê suas notas
+ Botafogo perde para o Grêmio, de virada, em jogo de oito gols na Arena
Santi Rodríguez sente lesão em Grêmio x Botafogo
Reprodução
Marçal completou 90 minutos no clássico contra o Fluminense, no último domingo, mas exames atestaram uma lesão no ligamento medial colateral do joelho direito. A expectativa é de que o lateral-esquerdo, que vem atuando improvisado como zagueiro, fique fora por três semanas. Ele nem sequer foi relacionado para a partida contra o Grêmio.
O elenco do Botafogo tem Artur como opção imediata para suprir a ausência de Santi, mas a situação de Marçal na defesa é mais delicada. Anselmi tem mandado a campo um time com três zagueiros, mas apenas Barboza é um zagueiro de ofício dentre os nomes que têm atuado.
Bastos é o zagueiro restante no elenco, mas segue controle de carga após reestrear. Ythallo, segundo reforço do Botafogo para a temporada 2026, não pode ser regularizado enquanto perdurar o transfer ban imposto pela Fifa. Ou seja: caso Barboza sofra quaisquer problemas, é possível que o Botafogo tenha que acelerar a recuperação de Bastos ou ter uma defesa totalmente improvisada.
Aos 18 min do 1º tempo – Santi Rodríguez sente dores e deixa o gramado de maca; veja
Além de Santi Rodríguez e Marçal, Chris Ramos e Joaquín Correa são as demais pendências do departamento médico do Botafogo; os dois lidam com dores após um choque e sobrecarga muscular, respectivamente. O clube não informou prazo de recuperação para os dois lesionados.
— Com os jogadores que temos, temos que enfrentar isso de diferentes maneiras. Entendo que temos que ter um bom planejamento, acho que vai ter boas notícias no decorrer dos próximos dias e vamos poder encarar as próximas partidas mais preparados — disse Anselmi, nesta quarta-feira, em entrevista coletiva.
O Botafogo volta a campo neste domingo, às 18h (horário de Brasília), para enfrentar o Vasco. A partida é válida pela sexta e última rodada da Taça Guanabara, do Campeonato Carioca. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso do time é na quinta-feira, 12 de fevereiro, contra o rival Fluminense.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

Baixe nosso APP e ouça
ao vivo nossa rádio

Baixar agora Disponível no Google Play